Pages

03 maio 2015

O modelo SAMR

Sou professora de Inglês e usualmente quando vou estudar sobre tecnologias educacionais acabo lendo mais textos em Inglês. Mais recentemente, comecei a trabalhar com formação de professores brasileiros de áreas variadas e fico surpresa com a pouca quantidade de postagens e textos na área. Vejo alguns trabalhos acadêmicos, mas ainda um quantidade pequena.
Preparando um material sobre modelos conceituais para a integração de tecnologias digitais à educação, procurei imagens e material sobre o modelo SAMR, muito estudado no mundo e novamente, pouca coisa encontrei.
Compartilho aqui então um quadro criado para o curso APRENDIZAGEM MÓVEL da ConnectMe Education http://connectme.education e uma explicação sobre cada item. O modelo foi criado pelo Dr. Ruben Puentedura e tem seu foco nas atividades de aprendizagem. É muito utilizada também por professores para analisar como estamos progredindo em relação à integração de tecnologias em sala de aula.
Vamos dar uma olhada em cada nível:
SUBSTITUIÇÃO
É o nível mais básico de interação tecnológica, e devo acrescentar também o mais usual pelas poucas escolas brasileiras que autorizam o uso do celular como ferramenta pedagógica. Acontece quando uma tecnologia digital é usada para substituir um recurso anterior, ou seja, não há alteração significativa no aprendizado. Por exemplo: ao invés de utilizar lápis e papel escrever um texto, meus alunos digitam o texto em seus celulares.
AUMENTO
Seria a evolução do item anterior. Neste caso, o uso da internet ou qualquer outro meio digital auxilia a elaboração de uma atividade, provocando uma alteração no método. 
MODIFICAÇÃO
São tarefas transformadas por tecnologias digitais as quais não poderiam atingir suas capacidades plenas sem a tecnologia. O objetivo aqui é causar uma mudança estrutural na aula, desenvolvendo novas habilidades nos alunos. 
REDEFINIÇÃO
São atividades antes impensadas se não houvesse a tecnologia utilizada. As ferramentas digitais são parte integrante do processo e não algo extra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário