Pages

03 maio 2015

A técnica MINUTE PAPER



Compartilhando aqui uma técnica bem interessante que experimentei durante a pós que estou fazendo no momento. A professora que nos apresentou a técnica foi a profa. Dra. Andrea Filatro da Universidade Anhembi Morumbi.

De acordo com diferentes sites que procurei, a técnica MINUTE PAPER, é utilizada por professores fazendo uso do papel, como o nome diz. O objetivo é verificar rapidamente a compreensão dos alunos acerca de algum tópico específico. O professor faz uma pergunta e os alunos têm um minuto para escreverem suas respostas. Desta forma, em um minuto é possível ter o feedback de alunos.

Bom, li sobre a técnica antes do encontro síncrono no Skype com a prof. Andrea Filatro e fiquei curiosa para saber como seria isso no ambiente online.

Estou acostumada a ter encontros síncronos no Skype com o auxílio da Webcam, assim minha primeira surpresa foi saber que só iríamos utilizar o chat para nossa aula-conversa. Devo admitir que essa coisa de só conversar em chat com várias pessoas não me agrada muito; sinto que a conversa fica muito bagunçada e tenho dificuldades de acompanhar o raciocínio de todos.

Enfim, o encontro foi bem melhor do que eu imaginava. A dinâmica proposta pela professora era a seguinte: ela iria digitar uma pergunta e nós teríamos 1 minuto para responder, mas só iríamos clicar "enter" quando ela digitasse TEMPO ESGOTADO. Adorei a atividade. Você coloca seu cérebro para funcionar, sem barreiras e sem filtros. Tem que expressar sua opinião o mais rápido que puder e ao final do um minuto, clica ENTER. Em seguida, você lê o que todo mundo respondeu e tem a oportunidade de discutir, por meio de texto, o que cada um achou e os pontos em comuns. A professora então teve a oportunidade de esclarecer nossas dúvidas.



Essa uma hora que passamos juntos, se foi em um flash. Quando vimos já estávamos ao final e tínhamos discutido bastante. Gostei da experiência e vou experimentar nos cursos online que modero. Obrigada, Andréa, pela experiência!

3 comentários:

  1. Ana, que bacana ter seu feedback. Assim que você deixou o Skype, publiquei uma sugestão para você adaptar a técnica com o Whats App, já que vejo um movimento seu em direção ao mobile learning. O DE é assim: partindo de uma atividade proposta, podem-se gerar pequenas inovações pela alteração de um dos elementos do processo de ensino-aprendizagem. Nesse caso sugerido, você trocaria a ferramenta Skype pelo Whats App e provavelmente o conteúdo, com novos tópicos de questão. Mas outras mudanças podem ser feitas, por exemplo, alterando papéis: os alunos perguntam, e um especialista responde. Ou os feedbacks consolidados ainda podem ser assumidos por um grupo de alunos. E se pode até mudar a duração, mas nesse caso teríamos algo como 2 Minute Paper .... :) Abs, Andrea Filatro

    ResponderExcluir
  2. Quero experimentar. Estou ouvindo falar agora nessa técnica. Parece motivadora.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana Maria,

    Eu tenho usado a técnica do one-minute paper (não é "papel", é "trabalho escreito", artigo") há muuuuitos anos. Veja os resultados, por exemplo, em
    http://www.ime.usp.br/%7Evwsetzer/pals/Fibonacci-avaliacoes.html
    (só presenciais)
    Ou, para a última remota,
    https://www.ime.usp.br/%7Evwsetzer/pals/infinito-avaliacoes.html
    (Nas remotas tenho usado um formulário eletrônico). Veja o artigo de um professor da UFTPR que usa minha técnica:
    http://professoradolfo.blogspot.com/2007/03/one-minute-paper.html
    Aproveitando, veja meu novo livro "A matemática pode ser interessante... e linda!" disponivel na editora Blucher (com sumpario, sinopse, primeiros capitulos gratuitos, e-book) ou na Amazon (só a versão impressa).
    At.
    Valdemar W. Setzer - Dept. of Computer Science, University of São Paulo, Brazil - http://www.ime.usp.br/~vwsetzer

    ResponderExcluir