Pages

17 setembro 2016

Criando Timelines



Acredito firmemente que durante a construção de artefatos materiais ou digitais podemos sim construir muito conhecimento. Mais do que aprender escutando o professor, tenho a convicção de que trabalhando em grupos, lendo e refletindo sobre tópicos, a aprendizagem faz mais sentido.

Dito isso, compartilho com vocês, nossa experiência com Timelines, Linhas de Tempo digitais, de ontem 16/09/2016. A unidade que estamos trabalhando no momento é sobre a história da língua Inglesa. Os alunos já tiveram a acesso a alguns recursos de conhecimento como textos, um infográfico e um vídeo.

A tarefa de ontem era que os alunos em grupos de 3 ou 4 (pelo menos um computador por grupo), tendo como base os recursos já estudados e seu conhecimento pessoal construíssem uma linha de tempo sobre o tópico utilizando o site http://www.readwritethink.org/files/resources/interactives/timeline_2/


Mensagem com instruções postada em nosso grupo do Facebook


Tenho a impressão de que foi a primeira vez que os alunos construíram uma linha do tempo baseado em textos estudados. É claro que fiquei receosa deles não aprovarem a ideia, mas segui minhas convicções e propus o trabalho. Os alunos se dividiram em grupos e começaram a trabalhar. Cada um se organizou de uma maneira: uns prepararam a timeline no papel primeiro e depois criaram a timeline, outros foram organizando o pensamento à medida que iam construindo a timeline digital. Eu fiquei andando de grupo em grupo, ajudando os que pediam ajuda, dando sugestões e curtindo ver todo mundo com mão na massa.

Assim que as linhas de tempo ficaram prontas, exportaram como pdf e postaram em nosso grupo do facebook. As mesmas timelines poderão ser utilizadas pelos alunos para ilustrar seu portfólio digital de aprendizagem.

As linhas do tempo ficaram ótimas! No entanto, uma em especial fez sucesso: os alunos não só fizeram uma linha do tempo sobre a língua inglesa, mas também da beleza masculina em diferentes tempos kkkkk. Adorei o senso de humor! Vale lembrar que os alunos são universitários cheios de criatividade e a disciplina é sobre a Civilização dos Povos de Língua Inglesa, ministrada em Inglês.

Para ver a timeline mais de perto é só clicar na imagem.



Timeline criada por um dos grupos

A todos da turma dou meus parabéns pelo dia de trabalho e construção de conhecimento!



Um comentário: